top of page
  • Foto do escritorHeli Gonçalves Moreira

O Aniversário dos Problemas

Atualizado: 6 de out. de 2021

Com o início do segundo semestre, inicia-se também a temporada das principais negociações coletivas do país.


Durante este período, muito se fala sobre a data-base, da influência sindical entre os trabalhadores e, principalmente, nas dificuldades encontradas pelas empresas para lidar com todo o processo de negociação.


Culturalmente no Brasil, os sindicatos mantêm uma postura de influenciar os empregados a pedir sempre mais aos seus empregadores, demonstrando que não estão satisfeitos com a postura e atitudes por parte das empresas.


Para eles, sindicatos, existe sempre algo a ser melhorado e oportunidades de novas conquistas, dificultando a aceitação de qualquer tipo de proposta amigável e razoável por parte do capital.


Sendo assim, a data-base se tornou um tabu empresarial, pois muitas empresas nesta época se veem reféns de uma negociação e, muitas vezes, de um desacordo entre o capital e o trabalho. Porém, todo esse processo pode ser conduzido de forma diferente, mais fácil e tranquila para as corporações e seus empregados.


A HGM Consultores acredita na educação da liderança e nos processos de comunicação interna como grandes diferenciais para uma negociação responsável, pois sabemos que o momento da decisão está nas mãos dos trabalhadores.


E quando estes ponderam as atividades empresariais feitas durante todo ano e não apenas naquele momento de votação, onde o sindicato se exalta para dizer o contrário, o acordo entre empresa e sindicato se torna mais simples.


Um líder bem treinado e que conheça o real valor do seu emprego, a postura e as boas atividades praticadas pela a empresa em que trabalha, consegue influenciar corretamente e de forma positiva a sua equipe, não deixando espaço para que o sindicato diga ao contrário sobre a organização e suas atitudes.


As relações e, consequentemente, os problemas precisam ser trabalhados dentro de uma empresa todos os dias, pois é de conhecimento que todas as reivindicações feitas às vésperas de uma nova negociação podem ser exercidas no decorrer de todo o ano e, por livre e espontânea vontade do empregador.


Não devemos esperar que as dificuldades se acumulem ao decorrer do ano para comemorarmos o aniversário dos problemas junto as negociações coletivas.


Os empregados precisam ter plena consciência que existem várias formas de remuneração pelo seu trabalho, de total responsabilidade da empresa e alinhadas com o mercado, tais como salários, benefícios, serviços e participação nos lucros ou resultados. Estes ganhos ocorrem durante todo o tempo em que durar a relação de emprego.


Neste contexto, as vantagens decorrentes do processo da negociação coletiva são mais uma forma de recompensa pelo trabalho.

bottom of page