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CURSO DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA COM FOCO NA FORMAÇÃO DE NEGOCIADORES PATRONAIS

Trata-se de um curso dirigido aos gestores e profissionais das diferentes áreas e atividades da empresa, visando:

  • Atualizar sobre o cenário trabalhista sindical.

  • Debater sobre as perspectivas das negociações em 2022. 

  • Reciclar e/ou capacitar em conceitos, técnicas e práticas de negociação em geral, como apoio ao seu papel de representantes da empresa perante autoridades, entidades e grupos sociais.

  • Desenvolver estratégias e táticas de negociação em consonância com os cenários econômicos, políticos e sociais específicos.

  • O curso negociação coletiva conta com o apoio de dinâmicas e análises de cases.

Carga horária - 8 horas

Público - Dirigentes empresariais, Gestores e Líderes Operacionais, Gestores e Profissionais de Recursos Humanos e Relações Trabalhistas e Sindicais.

BENEFÍCIOS

  • Participantes atualizados em relação aos impactos da reforma trabalhista sobre os processos de negociação coletiva.  

  • Participantes atualizados e sensibilizados sobre as tendências, estratégias e táticas sindicais utilizadas nos processos de negociação coletiva e seus impactos sobre os acordos e convenções coletivas.

  • Elaboração de convenções e acordos coletivos que atendam, até onde for possível, os interesses e expectativas da empresa, considerando as reivindicações dos colaboradores e do sindicato.

  • Técnicas para sensibilizar e capacitar os gestores para conduzir os diferentes processos de negociação no cotidiano das relações da empresa com seus Stakeholders.

  • Prevenção de conflitos individuais e coletivos, como manifestações e greves, o que contribui para a garantia da continuidade operacional da empresa.

  • Orientações para contribuir com a continuidade operacional e administrativa, a manutenção de custos compatíveis com a realidade e preservar a imagem institucional e a reputação da empresa.

PROGRAMA

 

1. NOVAS RELAÇÕES TRABALHISTAS, SINDICAIS E SOCIAIS NO BRASIL

  • O cenário sindical, tendências e seus impactos nos resultados das empresas e seus reflexos no processo de negociação coletiva.

  • O papel e a atuação do empregador diante dos poderes Judiciário, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho e Sindicatos.

  • Formas emergentes de atuação sindical, autoridades e grupos de força da sociedade.

  • A atuação sobre a mente coletiva.

  • A pressão sindical na captação de novos associados. Uma questão de sobrevivência.

  • As relações trabalhistas e sindicais pós Covid19 – Tendências.

  • O complexo papel dos negociadores empresariais.

 

2. OS FUNDAMENTOS BÁSICOS DA NEGOCIAÇÃO

  • Definindo os objetivos de um processo de negociação.

  • Buscando informações necessárias para um processo da negociação.

  • Definindo uma linha de argumentação para a etapa das discussões.

  • Identificando opções de flexibilização do processo da negociação.

  • Administrando favoravelmente o tempo de um processo da negociação. 

 

3. AS PREMISSAS E CARACTERÍSTICAS DE UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

  • A preservação da instituição da negociação como instrumento de melhoria das relações sociais da empresa.

  • Agir de boa-fé – uma condição mandatória de um processo de negociação ganha – ganha.

  • Os poderes atribuídos aos negociadores representantes das partes.

  • Encarando um processo da negociação como um projeto, que envolve custos e exige planejamento. 

 

4. CONCESSÃO ECONÔMICA – UMA FORMA PRÁTICA PARA SE ATRIBUIR VALORES NOS PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA

  • Negociando cláusulas econômicas e sociais.

  • Utilizando a matriz de análise da pauta de reivindicações, identificando e desenvolvendo argumentos para cláusulas inegociáveis e negociáveis com ou sem restrições. 

 

5. O PODER DA COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA

  • Os meios e processos de comunicação mais eficazes no processo de negociação.

  • Papéis e responsabilidades das lideranças internas.

  • Modelo de liderança eficaz e participativo. 

 

6. AVALIAÇÃO DOS ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO DOS PARTICIPANTES: UM SUPORTE ÀS TÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO

  • Exercício de autoavaliação, permitindo aos participantes identificar os seus diferentes estilos de negociação. A identificação dos estilos de negociação, por sua vez, permite, com mais propriedade, definir papéis e atribuir responsabilidades aos diferentes negociadores que participarão do processo de negociação. 

 

7. MONTANDO UMA BOA EQUIPE DE NEGOCIAÇÃO

  • Composição de uma mesa de negociação.

  • Papéis e responsabilidades de cada membro.

O CURSO DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA COM FOCO NA FORMAÇÃO DE NEGOCIADORES PATRONAIS ESTÁ DISPONÍVEL NAS MODALIDADES:

In Company (online ao vivo ou presencial) - desenvolvidos especialmente para o público interno de uma empresa, elaborados sob medida, de acordo com o perfil e necessidades da organização e dos seus colaboradores.

Aberto (online ao vivo) - profissionais de diferentes organizações. Nesse caso vamos registrar o seu interesse e após atingirmos um número mínimo de 10 participantes, entraremos em contato agendando a data para curso.

Caso tenha interesse no curso de negociação, escolha a modalidade para receber as condições de pagamento.

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