Crise é algo normal e democrático, atinge a vida profissional e pessoal de todos, em algum momento. O que difere é como ela é enfrentada, afinal, mudanças nem sempre são bem-vindas, pois podem significar alterações bruscas nos processos diários. E nem todos estão dispostos a passar por isso.
Mesmo assim, crises mais profundas exigem medidas mais eficazes, para que realmente solucione o problema. Muitos tentam ignorar o fato, achando que é algo temporário e que se resolverá sozinho ou, ainda mais extremo, desiste da luta. No caso de empresas, pode resultar na falência.
É pouco provável que a falência seja a saída ideal para uma crise e é nesse momento que entra em campo a RESILIÊNCIA, característica que se permite tomar decisões em momentos delicados, com assertividade e coragem de realizar ações que acarretem em mudanças bruscas, ou ainda, em busca por alternativas - incluindo até alternativas jamais pensadas.
Um bom caso de resiliência aplicada na gestão de crise ocorreu com a Estrela, empresa de referência no setor de brinquedos e jogos. Na década de 90, o Governo brasileiro passou a incentivar importações, afetando diretamente a Estrela e muitas outras companhias da época, em que a produção principal era nacional.
Carlos Tilkian, presidente da Estrela, sabia que não podia ficar parado e que algo precisava ser feito - e logo. Pensar fora da caixa e procurar por soluções que estavam próximas, sem o medo de grandes mudanças, foram a chave para a empresa superar esse momento. O que foi feito: a importação, até então geradora da crise e vilã da história, passa a ser aliada, pois a empresa começou a importar tudo que era mais viável em comparação à produção nacional.
Esse foi um momento decisivo, mas não único. Ainda hoje, a Estrela - e todas as companhias de brinquedos e jogos - enfrentam o desafio do novo consumidor: antenado, conectado, verdadeiros nativos digitais e ávidos por tecnologia. O que fazer? Resiliência é novamente a palavra, uma vez que trazer elementos tecnológicos aos produtos já conhecidos vem garantindo a sobrevivência e até a liderança no mercado.
O caso Estrela é exemplo de como saber agir na hora da crise pode ser decisivo no futuro e até na sustentabilidade de uma empresa. A HGM Consultores há décadas auxilia na superação de crises de diversas empresas de múltiplos ramos, acreditando no poder do diálogo e na tomada de decisões assertivas.
São diversos pontos que precisam de atenção na Gestão de Crise e a tempestividade não pode ser um empecilho para o bom fluxo das ações. A HGM Consultores pode contribuir para a sua empresa em um ano tão ímpar de grandes eventos que estão impactando diretamente a vida de todas as pessoas e empresas.
Comments