• Heli Gonçalves Moreira

DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA OPERACIONAL - Vale a pena investir?!

Tenho insistido na visão de que o ambiente de trabalho é um dos bens mais preciosos de uma organização, um verdadeiro patrimônio técnico e cultural, muitas vezes negligenciado.


Um dos principais fatores que impactam positivamente a competividade de uma empresa, e que deve estar sob controle, é a manutenção desse ambiente de trabalho de forma saudável, harmônica e produtiva.


Isso se consegue por meio de uma gestão eficaz do ambiente onde tudo de bom e de ruim acontece naturalmente, todos os dias, independente das pessoas que nele atuam, de forma presencial ou à distância.


O principal vetor (condutor que imprime sentido, direção, intensidade, agilidade, aceleração, força) dessa gestão é o Líder Operacional, por meio de comportamentos e atitudes assertivas, assumindo suas responsabilidades perante seus liderados, tomando decisões ágeis e seguras, dentro de seu nível de competência e se comunicando de forma receptiva e permanente com a equipe.


Para que esse vetor tenha eficácia é necessário inspirar e apoiar os líderes operacionais, definindo claramente suas responsabilidades e autonomia, fornecendo informações privilegiadas e, principalmente, investindo na sua capacitação e desenvolvimento.


Esse é um investimento mandatório e que vale a pena, pois conta com o líder operacional para garantir um bom retorno como, por exemplo: engajar os colaboradores com os valores da empresa; alcançar e superar as metas setoriais; reduzir acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e afastamentos do trabalho; prevenir e reduzir passivos trabalhistas e sociais.

A comunicação como expressão da liderança perante seus liderados


Entre os atributos e competências requeridas do líder operacional, a comunicação assume importância e prioridade, pois através dela é possível conseguir e manter o respeito e a confiança dos colaboradores, pilares um bom relacionamento.


O líder que não é competente para se comunicar com a equipe não está preparado para, de fato, exercer a liderança. Quando muito está preparado apenas para dar ordens, muitas vezes desobedecidas, cumpridas com restrições ou sabotadas.


Entre as ferramentas da comunicação, o feedback, tanto o de apoio e reconhecimento quanto o construtivo ou orientativo, se apresenta como uma das mais eficazes para a conquista do respeito e da confiança dos colaboradores.


O feedback ágil e oportuno é uma forma útil para a prática do diálogo, impedindo que pequenos problemas do cotidiano se transformem em problemas crônicos que resultem em conflitos individuais e coletivos, capazes de provocar danos irreparáveis no ambiente de trabalho.

Conte com o know how da HGM Consultores para capacitar e desenvolver a sua liderança operacional

  • Conhecimento e experiência acumulada durante mais de três décadas.

  • Consultores experientes e especializados no desenvolvimento de mais de 40.000 líderes operacionais nos últimos 20 anos.

  • Modelo de Liderança Eficaz Participativa.

  • Programa Ciclos do Diálogo.

  • Redução de custos e passivos trabalhistas e sociais indesejáveis.

CONHEÇA UM POUCO MAIS A HGM CONSULTORES


A HGM Consultores, atendendo com sucesso empresas renomadas de diferentes ramos de atividade, tem a solução que você procura para transformar o ambiente de trabalho da sua empresa.


As nossas assessorias incluem o engajamento com os problemas e necessidades dos clientes, o apoio aos executivos nas tomadas de decisões complexas e o comprometimento com a implantação das soluções e obtenção dos resultados planejados.


CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA

Um moderno programa de gestão de pessoas para capacitar a liderança da empresa para assumir novas atitudes assertivas frente às dificuldades e expectativas dos colaboradores, ouvindo-os de forma sistêmica, dando feedback preciso e oportuno, gerando maior engajamento e compromisso com a produtividade e metas da empresa.

  • Relações Trabalhistas e Sindicais

  • Processo de Negociação Coletiva

  • Regimes, Escalas, Jornadas e Horários de Trabalho

  • Assédio e Dano Moral

  • Comunicação Interna

  • Legislação Trabalhista

  • Segurança no Trabalho

  • Perfil e Avaliação da Liderança