Para minimizar os impactos de uma das maiores crises já enfrentadas pela humanidade - COVID-19, a HGM propõe um conjunto de ações corretivas ágeis, eficazes e seguras, que ajudem a empresa retornar à rota da normalidade, preservando e protegendo seus patrimônios institucional, humano, social, comercial, físico e financeiro.
 
FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO E SAIA DA CRISE FORTALECIDO!

SOLUÇÕES AGORA

Assessoria em Mudanças de Alta Complexidade e Impacto

O trabalho consiste num modelo estratégico que visa assessorar a empresa na análise e implantação de mudanças que envolvem alta complexidade e impactos econômicos, financeiros, sociais e jurídicos.

Esse modelo já foi aplicado com sucesso em diversas situações, como: processos difíceis de negociação coletiva, conflitos coletivos do trabalho, fusão ou fechamento de empresas, reduções drásticas de efetivo, grandes obras de construção de barragens, hidrelétricas, rodovias, entre outras.

Assessoria no Processo de Ajuste do Efetivo

A assessoria consiste no planejamento estratégico, tático e operacional quando da necessidade de ajuste do quadro de pessoal decorrente de situações de crise econômica e/ou social, encerramento total ou parcial de atividades, venda e fusões de empresas etc.

A assessoria visa, prioritariamente, preservar a reputação e imagem institucional da empresa, fortalecer e dar segurança à Direção na tomada da decisão e executar o processo de ajuste do efetivo.

 

Plano de Contingências

O Plano tem como objetivo minimizar os efeitos decorrentes de uma situação de crise, como: perda de mercado, perda de clientes, calamidades, greves ou conflitos trabalhistas, capacitando a equipe gerencial para estar pronta a agir nas mais diversas situações.

Sua formatação contempla a definição dos focos de proteção, políticas e normas, estrutura de gestão e procedimentos para garantir a preservação dos patrimônios institucional, humano, social, comercial, físico e financeiro da empresa.

 

SOLUÇÕES DURANTE

Processo de Comunicação Estruturada

Desenvolvimento e implantação de um sistema de comunicação inteligente, presencial ou à distância, por meio do qual as informações da Direção são repassadas até a base da organização, fazendo com as equipes de trabalho ajam em consequência.

O processo garante o respeito à hierarquia, a fidelidade das informações, a agilidade e o sincronismo, tornando a comunicação mais rápida, precisa e eficiente.

Estudo Técnico do Regime de Trabalho em Turnos

O estudo, realizado a partir de um diagnóstico preciso, assessora a empresa na escolha da melhor solução entre as opções de regimes de trabalho, especificas para situações de crises, comparadas com as melhores práticas de mercado, visando o melhor aproveitamento da mão de obra disponível, atendimento emergencial aos clientes, controle dos custos operacionais e minimização de eventuais passivos trabalhistas.

 

Capacitação online da Liderença

Os momentos de crises requerem que a liderança assuma efetivamente o seu papel de representante do capital.

O programa está voltado para capacitar, fortalecer e atualizar a liderança, para agir de forma eficaz, adotando posturas proativas, considerando os mais diversos temas legais, trabalhistas e sindicais, incluindo técnicas básicas de gestão de pessoas, com foco nos comportamentos assertivos Assumir, Decidir e Comunicar.

SOLUÇÕES DEPOIS

Assessoria em Negociação Coletiva

A assessoria consiste na definição de estratégias e táticas que visem manter o controle do clima no ambiente de trabalho, quando dos processos de negociações individuais e coletivas (banco de horas, férias coletivas, jornadas, data base, PLR) etc.

O processo inclui análises dos itens inegociáveis e negociáveis, limites econômicos e sociais, elaboração de um plano de comunicação interna, acompanhamento e ajustes durante as negociações, entre outros.

Diagnóstico do Ambiente de Trabalho

Depois de um momento conturbado ou de crise é importante ouvir e tranquilizar os “sobreviventes”, buscando a retomada do engajamento de todos no menor tempo possível.

O diagnóstico, diferente de uma pesquisa de clima, consiste em fazer um raio x do ambiente de trabalho, segundo a ótica e prioridade dos próprios colaboradores, de forma espontânea, permitindo mapear e priorizar as diferentes percepções relacionadas à organização e condições de trabalho,  atuação da liderança, processos de comunicação interna, processos de recursos humanos, relações sindicais entre outros.

 

Engajamento das Equipes de Trabalho Frente à Nova Realidade

Toda crise empresarial, considerando a sua abrangência, profundidade e extensão, quando de seu encerramento, deixa sequelas e provoca mudanças inevitáveis nos processos de gestão, impactando os comportamentos e atitudes das pessoas envolvidas.

O retorno à essa nova realidade requer um programa de educação corporativa, desenvolvido por intermédio da liderança, que vise o reequilíbrio entre os valores, objetivos e metas da empresa, com as realidades, desejos e expectativa dos seus colaboradores.

Nota: O trabalho pode ser realizado a distância, respeitando as recomendações do Ministério da Saúde.

FAZER JUNTOS, DIFERENTE E MELHOR!

© HGM Consultores.