Diferente de uma pesquisa de clima, o modelo consiste em fazer um raio x do ambiente de trabalho, segundo a ótica e prioridade dos próprios colaboradores, de forma espontânea. O diagnóstico permite mapear e priorizar as diferentes percepções relacionadas a nove fatores: estrutura organizacional, organização e condições de trabalho, serviços ao pessoal, liderança interna, colaboradores, comunicação interna, políticas e práticas de recursos humanos, relações sindicais e negociações coletivas e legislação trabalhista.
O Diagnóstico do Ambiente de Trabalho também pode ser aplicado com foco na Negociação Coletiva ou no Regime de Trabalho em Turnos:
Negociação Coletiva - com objetivo de identificar os principais pontos que deverão surgir no processo de negociação coletiva e a real expectativa e desejo dos colaboradores.
Regime de Trabalho em Turnos - com objetivo de identificar os principais pontos de satisfações e insatisfações dos colaboradores com relação aos Regimes, Escalas, Jornadas e Horários de Trabalho e Descanso.
Comentários